O Legado de Carlos Perim

“A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do caminho. O que eu era para vocês continuarei sendo. Não estou longe, como disse, apenas do outro lado do caminho”

Será que você sabia que teria pouco tempo de vida em sua evolução no hospital para compartilhar tanta coisa com as pessoas ao seu redor? Com o mundo, através da mídia e com seus familiares e amigos? Se você sabia, você fez muito bem. E fez porque disse que seu trabalho, seu exemplo, seu legado era para ser levado em frente. Cabia aos seus médicos (e o fizeram muito bem, em relatórios médicos diários), explicar toda aquela evolução, tanto sofrimento e tantas incertezas para todos. Mas você tomou para si, minuto a minuto, hora a hora, dia a dia, e pode mostrar a todos, tudo o que aconteceu com suas ações e decisões. Mostrou ao mundo a coragem de enfrentar, sentir e dizer, o passo a passo deste sofrimento, dentro de um CTI Hospitalar.

Fez união, fez as pessoas se comunicarem, desmistificaram a doença, quebraram os mitos e os medos e deu a liberdade e o caminho para que todos pudessem soltar o “ GRITO” e mostrar a todo mundo a quantidade de crianças que morrem. A partir daí, nunca mais foi a mesma coisa.

Todos se soltaram, se libertaram e os pedidos de ajuda apareceram através das apoiadoras de anjos, das páginas, das entidades, através da mídia. O mundo ficou sabendo mais sobre os “MEANDROS” da patologia da “Medula Óssea” e Sangue que tanto sofrimento trazem.

Como suportou tanta dor? Tanta morfina? Os olhos edemaciados que não te deixaram ver? As decisões de fatos que colocaram sua vida em risco todos os dias, minuto a minuto e você percebia isso e corajosamente lutava.

Você foi mesmo um exemplo para tudo e para todos, usado por Deus. Seu legado foi eternizado. Foi grandioso. Um sorriso para sempre em seus lábios, um brilho profundo em seus olhos azuis, uma experiência sem limites,

Paciência e resignação. Obrigado por ter deixado tantas coisas boas. Muito orgulho, muito amor e agradecimento pelo tempo que esteve entre nós.

Muitas saudades, pois sabemos que apenas mudou de lado.

A SAUDADE É O AMOR QUE FICA.

O Legado de Carlos Perim



perfil-face-fw

Um belo dia de sol, estava vendo as notícias do dia e entrei no Facebook, quando me deparei com o rapaz mais lindo que já havia visto na minha vida: olhos azuis, cabelos negros e pele branquinha. Era o Nicolinha Perim!!! Estava numa campanha de câncer de medula óssea (Leucemia) do tipo: displasia medular severa.

Não pude acreditar que um jovem com apenas 22 anos, cheio de vida, fazendo medicina, enfrentaria essa fase de sua vida! Chorei ao ver a situação dele e de uma família, parentes e amigos, e por ter uma filha quase da mesma idade!! Me coloquei no lugar de mãe!!!

foto-capa-nicolinhaA partir daí fomos à luta com os pedidos de sangue, plaquetas e doações de medula óssea. Todos os dias era um dia diferente para o Carlos Perim. E ele firme no tratamento, sabia de tudo que estava ocorrendo no seu organismo! Eis que um dia fui chamada pelo seu pai, Dr. Nicola, para ir ao hospital. Fui imediatamente e me deparei com a pessoa mais linda e feliz do mundo: o Nicolinha.

Sorrindo, brincando, conversando, contando casos de viagens, casos do curso de medicina, da alegria de viver no Rio de Janeiro. Foram duas horas e meia de conversa e muita alegria. Em momento algum reclamou do que estava sentindo! Pelo contrário, me disse que com pouco tempo estaria melhor de um problema com meu ombro! Aí vi o pequeno problema de saúde que eu estava, mediante ao dele! Nunca vi uma pessoa com uma espiritualidade tão grande e um coração que explodia de AMOR.

Fui pra casa pensando nele e transmitindo toda a minha energia para ele, naquele tratamento. Passei a madrugada compartilhando e pedindo pessoas para fazerem o teste de medula óssea, pois sabíamos que haveria uma corrida contra o tempo.

A campanha foi tomando uma intensidade que, em todas as páginas de Facebook tinha a foto do Nicolinha! Comecei na corrida com pessoas que pudessem doar plaquetas. E era assim: agendamento pela manhã e tarde, dia sim e dia não!! Fomos criando uma família de amigos desconhecidos que queriam ajudar de toda forma. E nenhum pedido para o Nicolinha era negado! Não faltou plaquetas, sangue e doações de medula óssea. Tudo de acordo com o possível e impossível. E o mais bonito, o calor humano!

Pude perceber o quanto ele era amado por toda a família, amigos, conhecidos e desconhecidos! Todos na luta constante pra salvar a vida dele. Estive no hospital pela segunda vez, conversamos novamente, sorrimos, brincamos! E de repente ele me chama: Rose. Eu levantei e disse: você está me chamando? Ele disse: sim! Quero lhe fazer um pedido: você e eu sabemos muito bem a gravidade dessa displasia severa e não tenho muito tempo aqui mais. Olhei pra ele com os olhos cheios de lágrimas e disse continua! Rose vou te pedir um grande favor, eu disse então diga! Continue a fazer o que você está fazendo por mim! Faça essa campanha para todas as pessoas com câncer de medula óssea! Para os bebês, crianças, jovens e adultos! Não pare! Muita gente precisa de você e eu não estarei aqui para continuar a minha missão de cuidar como um médico de um paciente!

Fiquei olhando pra ele calada e pensando. Passou um filme na minha vida! Um jovem que em poucos meses me ensinou o verdadeiro amor! Me ensinou a enxergar o outro de uma maneira diferente, me ensinou a ser gente humana e solidária, me ensinou o verdadeiro sentido da vida, me ensinou que a felicidade existe em pequenos momentos, me ensinou a viver na simplicidade, me ensinou a fazer a caridade, me ensinou que somos capazes de lutar por um ideal, enfim me ensinou a viver e amar e ter fé!!!

Hoje, me sinto uma outra pessoa! Estou fazendo o que o Nicolinha me pediu, ajudando nas campanhas, nas doações de sangue e plaquetas, apoiando aos que necessitam e tentando salvar vidas! Agradeço a esse anjo de olhos azuis que fez com que eu enxergasse a vida mais colorida, pois, no seu olhar só conheci o amor e a alegria de viver!! Para sempre Carlos Perim!! Presente nos nossos corações!! A luta continua aqui na terra!! A nossa missão é tentar salvar, pois Deus que nos dá o tempo certo de chegar e de partir para a vida eterna!